quarta-feira, 17 de novembro de 2010

COMPLEXIDADE E SINGULARIDADE


A minha atuação como Psicopedagoga Institucional de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Cacoal – RO tem me colocado diante de diversos desafios. Seguramente o maior deles trata-se da ausência de um histórico de trabalho efetivo na área por ser uma nova realidade para o serviço público deste estado. Apesar de décadas de existência, a identidade desta área de atuação não está ainda bem delimitada e por esta razão, não há clareza no que se refere às atribuições do Psicopedagogo Institucional. Mesmo em meio aos problemas de delimitação, há concordância de que é uma área que atua frente ás possíveis dificuldades que podem ser apresentadas por determinados alunos na construção do conhecimento. Embora, ao longo de sua existência, muito tenha sido publicado em livros e revistas especializadas, convém salientar que os estudos ainda não foram suficientes para uma clara delimitação e especificidade da área. Ainda que haja estes impasses, é seguramente possível falar do valor do Psicopedagogo, que consiste na preocupação em lidar com o aluno como sujeito que é movido tanto pelo desejo quanto pelo respeito, o que garante a sua singularidade. Por todas as razões expostas e por tantas outras, o principal desafio da Psicopedagogia além da sua definição, que é fator de embates entre profissionais da própria área e de outras áreas, consiste no desenvolvimento do trabalho diante do complexo cenário do homem do século XXI. Nesse sentido, não foi preciso muito tempo para que eu pudesse perceber a necessidade e a urgência de uma proposta de trabalho contendo instrumentos claros para o diagnóstico da realidade da escola no que se refere à estrutura e funcionamento, bem como as dinâmicas que envolvem o contexto de desenvolvimento dos alunos, visando superar os desafios apresentados nesta instituição de ensino. Tenho me confrontado diariamente com vários embates que se refere a fins, local adequado para o exercício, modalidades e recursos de atuação, e sentido na pele os limites e as possibilidades de desenvolvimento deste trabalho. Acima de tudo, tenho a consciência de que apresentar propostas significa oferecer condições para que o trabalho se concretize, por isso tenho me empenhado muito na reflexão do processo educativo em toda a sua totalidade, e tenho levado em consideração que vivemos em uma sociedade dinâmica, instável e em constante evolução, o que me faz entender que, a cada passo dado, é necessário haver uma base ampla e sólida para sustentar as práticas que deverão ser desenvolvidas na escola onde atuo. Eu sinceramente acredito na possibilidade de ofertar uma contribuição positiva para a superação das dificuldades que se fazem presentes nesta escola, através do meu trabalho. E sinto orgulho em poder dizer que este é o meu compromisso.