sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIAGNÓSTICO PSICOEDUCACIONAL

Bassedas e col. (1996) entendem o diagnóstico psicoeducacional como um processo na qual é analisada a situação do aluno dentro de um contexto escolar e de sala de aula, com a finalidade de proporcionar aos professores orientações e instrumentos que permitam modificar o conflito manifestado. Consiste na avaliação do potencial de aprendizagem do aluno e, de acordo com Porto (2009), “tem como principal objetivo, levar aos mais válidos métodos pedagógicos e reabilitativos, subentendendo uma estreita e intrínseca relação entre o diagnóstico e a intervenção”.

Aqui, a sugestão é que este diagnóstico seja composto pelos seguintes procedimentos:

1 - Observação da atividade geral do grupo-aula;
2 - Observação da atividade do aluno em sala de aula;
3 - Observação do aluno no recreio;
4 - Avaliação das observações;
5 - Revisão dos trabalhos de aula;
6 - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (E.O.C.A.);
7 - Avaliação da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.

Vale ressaltar que esta é apenas uma sugestão que permite a cada profissional incluir novos instrumentos investigativos, desde que eles agreguem valor ao diagnóstico.  Possivelmente, através dos procedimentos descritos, será possível minimizar as problemáticas apresentadas no contexto educativo, seja de problemas decorrentes de relacionamentos mal resolvidos entre toda a comunidade escolar, bem como referentes à execução do planejamento e utilização inadequada da estrutura física, proporcionando um ambiente saudável e equilibrado.


sexta-feira, 20 de maio de 2011

A INTERVENSÃO PSICOPEDAGÓGICA

Dando continuidade ao trabalho,  passamos para uma nova etapa que podemos representar como intervensão psicopedagógica. A partir do diagnóstico institucional realizado anteriormente, é possivel estabelecer uma proposta de intervensão que atenda as expectativas da escola frente aos pontos positivos e negativos identificados. Isso ocorre, primeiramente, em razão da avaliação do contexto e das conclusões apresentadas em um processo de colaboração, e nos remete à avaliação psicopedagógica que Sánchez-Cano e Bonals (2008) entendem como um processo dinâmico, contínuo e preventivo e que, particularmente na escola, é compartilhado por diferentes profissionais com a finalidade de favorecer a tomada de decisões que, por sua vez, traduzir-se-ão em medidas factíveis a serem implementadas pelos profissionais do contexto educativo. Isso se dá através do processo de ensino-aprendizagem que deve promover o progresso dos alunos enquanto grupo e individualmente. É importante ficar claro que as informações coletadas a partir desta etapa, são extremamente valiosas e devem ser consideradas a fim de que possamos tomar decisões significativas. O que implica adotar medidas conjuntas em que cada profissional da escola ofereça a contribuição que lhe cabe. Nesse sentido, todas as técnicas e instrumentos que permitem essa avaliação e que serão apresentados nas próximas postagens, visam nos ajudar a fazer uma reflexão organizada sobre o que ocorre e sobre o que é necessário fazer no contexto educativo de cada instituição. Vale ressaltar que o profissionalismo do psicopedagogo, ao contrário do que se pensa, não consiste apenas em diferenciar os alunos que sabem dos que não sabem (visão de senso comum), mas saber escolher em cada circunstância apresentada, as ferramentas que serão úteis a promover mudanças significativas sem considerar unicamente a solução de problemas existentes, mas a prevenção.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

RELATÓRIO DO DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

Inicialmente, através do Diagnóstico Institucional, buscamos conhecer a estrutura física da escola, por entender que ela não apenas contribui para a realização da educação, mas é em si a forma de educar, considerando que é a estrutura física que irá promover o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Portanto, esta investigação inicial teve o intuito de levantar um conjunto de dados que permitirá a elaboração de hipóteses que, posteriormente, funcionará como guia para a elaboração de projetos a serem desenvolvidos na escola.

O próximo passo trata-se do relatório que demonstrará os resultados obtidos. O modo como eles serão apresentados pode ser bem particular, ou seja, variar de profissional para profissional. No entanto, é fundamental que haja uma interpretação e uma comparação dos dados coletados, para que toda estrutura e funcionamento da escola fique clara e para propor sugestões de melhorias.

No meu caso, investigando o perfil da escola em que trabalho, pude perceber que ela possui uma estrutura básica e dispõe de ambientes que contribuem para desenvolvimento dos trabalhos. Porém, além da disponibilidade dos ambientes entendi como essencial verificar especialmente a qualidade da estrutura dos espaços destinados ao desenvolvimento da prática pedagógica e como eles estão sendo utilizados. Prezar pela qualidade do funcionamento da escola, deve ser preocupação constante, considerando que é exatamente a qualidade que irá promover o bem-estar de todos. Para a investigação desta qualidade estrutural e funcional do ambiente escolar, realizei a coleta de dados por meio do instrumento já sugerido aqui, além de observações que possibilitaram perceber varias limitações e possibilidades que foram demonstradas no relatório.

Exemplo: TV Escola - Possui espaço adequado, carteiras, aparelho de TV, aparelho de DVD, Datashow, notebook e armários. Através de observações e entrevistas foi possível perceber que, apesar da qualidade da estrutura física, a TV escola não tem desempenhado com eficácia as funções para as quais foi implantada, pois tem funcionado apenas como sala de vídeo. Os fatores que impedem ou dificultam a utilização deste espaço devem ser investigados para que o programa possa ser desenvolvido de modo a atingir os objetivos inicialmente propostos.

Através desta constatação, proporcionar o funcionamento adequado da TV escola passa a ser função do Psicopedagogo, considerando que trata-se de um recurso a mais à contribuir com processo ensino aprendizagem.

Da mesma forma, foi apresentada a análise de todos os espaços que a escola dispõe, bem como os demais dados que se referem às relações estabelecidas na escola e questões de planejamentos e projetos.

Depois de feito o relatório, em reunião, os resultados foram apresentados para a comunidade escolar a fim de que todos percebessem a escola como ela realmente é e refletissem sobre suas responsabilidades enquanto pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar.

Convém salientar que a conclusão não significa apresentar uma ideia final e fechada. Em vez disso, representa abrir as portas para a continuidade de um percurso, cuja pretensão maior é exatamente não chegar a um fim. É fazer com que cada intervenção disponibilize elementos contínuos e que, frente a cada ameaça de comodismo, atuem como impulso para uma nova ressignificação do trabalho.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

QUESTIONÁRIO PARA OS FUNCIONÁRIOS

QUESTIONÁRIO PARA OS FUNCIONÁRIOS


Nome:

Função:

1. Como é o seu relacionamento com a direção, professores, alunos e pais?

2. A merenda escolar é nutritiva?

3. O bairro onde a escola está situada oferece segurança suficiente a esta escola? Como?

4. Você gosta de trabalhar nesta escola? Por quê?

5. Tem algum problema que a escola deveria resolver? Qual?



Obs.: Esta é apenas uma sugestão. A inclusão ou exclusão de informações fica a critério de cada profissional.

QUESTIONÁRIO PARA OS PAIS

QUESTIONÁRIO PARA OS PAIS


1. Nome:

2. Idade:

3. Endereço:

4. Profissão:

5. Local de trabalho:

6. O que você acha da escola que o seu filho(a) estuda?

7. Participa das atividades que a escola oferece?

8. Como analisa a situação do seu filho(a) durante as reuniões de pais?

9. A escola ajuda na aprendizagem e na educação de seu filho(a)? Como?

10. Você ajuda na aprendizagem de seu filho(a)? Como?





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Assinatura do Responsável



Obs.: Esta é apenas uma sugestão. A inclusão ou exclusão de informações fica a critério de cada profissional.

QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS

QUESTIONÁRIO PARA OS ALUNOS


Nome:
Série:
Período:

1. Você gosta da sua escola? Por quê?

2. Como você gostaria que ela fosse?

3. Quais as matérias que você mais gosta? Por quê?

4. Como é o seu relacionamento com os professores?

5. Como é o seu relacionamento com a direção da escola?

6. Como é o seu relacionamento com os seus pais?

7. Como é o seu relacionamento com os colegas?



Obs.: Esta é apenas uma sugestão. A inclusão ou exclusão de informações fica a critério de cada profissional.

QUESTIONÁRIO PARA O PROFESSOR

QUESTIONÁRIO PARA O PROFESSOR


Nome:

Disciplina:


1. Que recursos e métodos didáticos você utiliza em sala de aula?

2. A escola oferece material didático?

3. Você ajuda nos projetos da escola? Como?

4. Como é o seu relacionamento com a direção, pais e alunos?

5. Você leva em conta os conhecimentos prévios de seus alunos para selecionar os conteúdos a serem trabalhados?

6. Os pais participam do processo de ensino e aprendizagem de seus filhos?



Obs.: Esta é apenas uma sugestão. A inclusão ou exclusão de informações fica a critério de cada profissional.