sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATÓRIA SITUACIONAL (E.S.E.F.)

No que se refere à entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.), convém salientar que sua importância reside na possibilidade que oferece de maior compreensão da queixa nas dimensões da escola e da família. Isso ocorre porque torna-se possível fazer uma analise da dinâmica que envolve várias pessoas da família.


ENTREVISTA FAMILIAR EXPLORATÓRIA SITUACIONAL (E.S.E.F.)
(família/aluno)


Há diálogo livre entre os três?
            (     ) sim                                          (     ) não
Um respeita a opinião do outro, dando-lhe tempo para falar?
            (     ) sim                                          (     ) não
O desacordo pode ser explicitado?
            (     ) sim                                          (     ) não
Os pais permitem as interrupções do  aluno, deixando-o discordar, acrescentar ou modificar fatos por eles relatados?
            (     ) sim                                          (     ) não
Alguém fala mais, impedindo a expressão do restante da família?
            (     ) sim                                          (     ) não
Obs.: Nesse caso é fundamental pedir a opinião de todos, ao mesmo tempo em que percebe como se estrutura a definição de limites dentro do próprio grupo familiar.
Qual o nível de ansiedade?
             (     ) Pedido de urgência no atendimento
             (     ) Solicitação de frequência excessiva de sessões
             (     ) Solicitação de horários inadequado

Conhecimento que o paciente tem do motivo do diagnóstico.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Como compreendem a explicação sobre o que é uma avaliação psicopedagógica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Que aspectos escolhem para começar a expor a situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                                      ________________________________
                       Psicopedadogo(a) Institucional

ENTREVISTA INICIAL COM PAIS OU RESPONSÁVEL

Nesse tipo de diagnóstico, o grau de importância da entrevista com os pais ou responsável pode variar. Há casos em que ela deve ser realizada no início e no final do processo. Em outros casos é feita uma vez, quando não, em conjunto com os professores. Vai depender da natureza do caso. Essa variação ocorre porque geralmente não são os pais que solicitam o atendimento, mas o professor. Por esta razão cabe ao psicopedagogo pedir a colaboração da família para amenizar os conflitos que por vezes eles nem sabem que existe. Portanto, os objetivos das entrevistas podem ser diferentes, dependendo de cada caso. A avaliação das informações obtidas nesta etapa oferece uma grande contribuição para o planejamento dos demais processos, por isso é indispensável.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA INICIAL
(com os pais ou responsáveis)

1. Já receberam queixa do filho(a) no que se refere à aprendizagem? Quais são os problemas?
2. Quando começou o problema? Ou quais fatos associam o problema?
3. Quais foram e quais são as atitudes do casal diante desse problema?
4. E o que vocês sentem diante dessa problemática?
5. O que os professores dizem a respeito e o que vocês pensam e sentem?
6. E em casa, como é? (queixa secundária)
7. Fale-me sobre o dia do(a) filho(a) desde o levantar-se até o deitar e dormir.
8. Fale-me sobre a rotina de um final de semana dele?
9. Como é o comportamento do filho(a) ao fazer as lições?
10. E como vocês reagem?
11. Existe algum outro problema?
12. Quais são as qualidades e eficiências de seu filho(a)?
13. E os outros filhos como são?
14. Conscientizar os pais sobre a função do psicopedagogo e questionar: O que vocês esperam de mim? (Levantar as fantasias de cura e a transferência de responsabilidades para o agente corretor.)
15. Quero esclarecer que o seu filho será diagnosticado dentro de um determinado contexto: família, escola. Por esse motivo vocês deverão participar ativamente do processo. O que pensam sobre isso? (início do enquadramento.)
16. Acrescento que sem a cooperação da família não será possível realizar um diagnóstico sobre o problema em questão. O que pensam sobre isso?
17. Se houver concordância em prosseguir, vocês serão chamados para fornecer esclarecimentos e participar ativamente da fase diagnóstica, pois parecem ver que o problema se encontra no filho(a) e não percebem que a família tem contribuído para a instalação dessa dificuldade. (Neste momento, apontam alguns déficits na família e minimiza-se a culpa dizendo que os pais erram, muitas vezes com o intuito de acertar.). Faz-se uma pausa e espera-se o que fluirá dessa colocação.
18. O diagnóstico será efetuado da seguinte forma... (fornecer os esclarecimentos nos dias e horários.). O que acham?
19. Buscarei detectar o que é do aluno(a), da família e da escola e, no final do processo, apontarei os resultados e discutiremos a viabilidade do tratamento, horários e conscientização do filho(a) sobre o problema (entrevista devolutiva).
20. Gostariam de acrescentar algo?
21. Então, na próxima sessão serão coletados dados sobre a história de vida do seu filho(a).

ENTREVISTA INICIAL
(com os pais ou responsáveis)

Data do estudo ____/____/_______
Nome do aluno(a):___________________________________

Série:_____________ Período:_________________________

Responsável:_______________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

­­  ________________________                  ________________________
  Psicopedadogo(a) Institucional                                 Responsável

ENTREVISTA INICIAL COM O ALUNO

A entrevista inicial com o aluno é entendida como um instrumento fundamental por esclarecer ao aluno as razões do atendimento e de que forma ele irá ocorrer. Trata-se de um momento importante para estabelecer um bom relacionamento que, consequentemente, irá favorecer um clima de confiança e tranquilidade. É um procedimento realizado fora da sala de aula. A avaliação da entrevista inicial com o aluno permite verificar a atitude dele diante do nosso interesse em estabelecer vinculo e ajudar. Além disso, possibilita um conhecimento mais rico da situação do indivíduo e proporciona uma visão previa das suas necessidades.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA INICIAL
(com o aluno)

1. Já recebeu alguma queixa de alguém? Quais são os problemas?
2. Quando começou o problema? Ou quais fatos associam o problema?
3. Quais foram e quais são as suas atitudes diante desse problema?
4. E o que você sente diante dessa problemática?
5. O que os professores dizem a respeito e o que vocês pensam e sentem?
6. E em casa, como é? (queixa secundária)
7. Fale-me sobre o seu dia desde o levantar até o deitar e dormir.
8. Fale-me sobre a rotina de um final de semana seu?
9. Como é o seu comportamento diante das atividades da escola?
10. Existe algum outro problema?
11. Quais são as qualidades e eficiências que você possui?
12. Conscientizar o aluno sobre a função do psicopedagogo e questionar: O que você espera de mim? (Levantar as fantasias de cura e a transferência de responsabilidades para o agente corretor.)
13. Quero esclarecer que você será diagnosticado(a) dentro de um determinado contexto: família, escola. Por esse motivo você deverá participar ativamente do processo. O que pensa sobre isso? (início do enquadramento.)
14. Acrescento que sem a sua cooperação não será possível realizar um diagnóstico sobre o problema em questão. O que pensa sobre isso?
15. Se houver concordância em prosseguir, vocês será chamado(a) para fornecer esclarecimentos e participar ativamente da fase diagnóstica.
16. O diagnóstico será efetuado da seguinte forma... (fornecer os esclarecimentos nos dias e horários.). O que acha?
17. Buscarei detectar o que é de sua responsabilidade, da família e da escola e, no final do processo, apontarei os resultados.
18. Gostariam de acrescentar algo?

ENTREVISTA INICIAL
(com o aluno)

Data do estudo ____/____/_______   Turma:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________
Nome do aluno(a):____________________________________
Idade:________________ Sexo:_________________________
Nome do Pai:________________________________________
Idade:______________ Grau de instrução:________________
Nome da mãe:_______________________________________
Idade:______________ Grau de instrução:________________
Vive com os pais?__________ Quantos irmãos?___________
Responsável:________________________________________

Qual a razão da avaliação (queixa):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações coletadas:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

­­_________________________          ___________________________
 Psicopedadogo(a) Institucional                                  Aluno  

FICHA DE CONTROLE

A ficha de controle dispõe de informações básicas de cada um e é preenchida no dia da entrevista inicial. Caso o aluno não tenha condições de responder, as informações poderão ser acrescentadas na entrevista inicial com os pais ou responsável.

FICHA DE CONTROLE
Data do estudo: ___/___/______

Identificação
Nome:_______________________________________________
Idade:__________________ Sexo:________________________

Nacionalidade:________________________________________

Data de nascimento:____________ Escolaridade:____________

Série:___________________ Período:_____________________
Horário:_________ Transporte utilizado:____________________
Horário de saída e chegada na residência:__________________

Horário de chegada e saída da escola:_____________________
Escola:_____________________________________________
Endereço (da escola):__________________________________
___________________________________________________
Telefone:____________________________________________
Nome do(s) professor(s):________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Pai:________________________________ Idade:___________
Profissão:_________________ Escolaridade:_______________
Mãe:_______________________________ Idade:___________
Profissão:_________________ Escolaridade:_______________
Nome e idade dos irmão:________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Endereço (da residência):________________________________
____________________________________________________
Telefone:_____________________________________________
Religião:_____________________________________________
Outras pessoas que moram com a família:___________________
____________________________________________________
Horários disponíveis para o atendimento:____________________
____________________________________________________
Tratamentos anteriores:_________________________________
____________________________________________________
Motivo:______________________________________________
____________________________________________________
Tratamentos atuais:_____________________________________
____________________________________________________
Motivo:______________________________________________
____________________________________________________
Quem fez o encaminhamento:_____________________________
____________________________________________________

                                                          ­_____________________________
                                                      Psicopedadogo(a) Institucional

ENCAMINHAMENTO/ENTREVISTA INICIAL COM O PROFESSOR

A informação do professor possui um valor incomparável, portanto é extremamente necessário o preenchimento da folha de encaminhamento que constitui no primeiro passo do processo diagnóstico, por ser um instrumento que solicita do professor um esforço em observar e fazer uma reflexão prévia sobre o aluno que motivou a queixa. De acordo com Bassedas e col. (1996), “a folha de encaminhamento é o instrumento para concretizar e centralizar o problema por parte do professor [...]”. Em seguida é realizada a entrevista com o professor visando obter o máximo de informações sobre o aluno, ou seja, a ampliação dos dados registrados na ficha de encaminhamento. Outra etapa fundamental é a avaliação destas informações, considerando a necessidade de delinear a problemática particular do aluno.

ENCAMINHAMENTO

Data de hoje ____/____/_______    Turma:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________
Nome do aluno(a):____________________________________
Idade:_______________ Sexo:__________________________
Nome do professor (a):________________________________

Desde que série frequenta esta escola?__________________

Repetiu algum ano?__________  Qual?___________________
Nome do Professor(a):_________________________________
O que mais o preocupa neste aluno(a) neste momento?
a)    Aspectos de relacionamento:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   Aspectos de compreensão geral e raciocínio:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)    Área de aprendizagem específica:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações (se houver alguma): ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hipóteses (sobre a problemática do aluno(a)): ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


­­________________________               ________________________
Psicopedadogo(a) Institucional                                Professor(a)  


AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA INICIAL
(com o professor)


Detectar
Sintomas
Possíveis causas



No sujeito
(queixa do professore)








Na família








Na escola







Compromisso do professor(a) com a problemática do aluno(a):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações (se houver alguma):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Hipóteses (sobre a problemática do aluno(a)):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                  

                                                                __________________________
                                                                Psicopedadogo(a) Institucional

DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO DO ALUNO

Esta etapa da investigação pretende atender os problemas de aprendizagem e as particularidades que persistirem, mesmo depois das intervenções anteriores. Apesar de iniciar com um encaminhamento contendo uma prévia descrição da problemática do aluno, realizada pelos professores e fundamentada no diagnóstico realizado anteriormente através das observações, se refere a um contexto mais distante da escola e da sala de aula. Essa distancia ocorre em razão da lacuna que há entre a escola e a família.

Toda família passa por dificuldades e problemas ao longo de sua evolução e, em decorrência destes fatores, grande parte dos sintomas apresentados pelos alunos na atualidade tiveram origem ainda no seio familiar. Muitas famílias conseguem se resolver sozinhas, porém tantas outras necessitam de ajuda para alcançar um equilíbrio. Portanto, a investigação neste contexto é indispensável, pois irá facilitar o entendimento básico das possíveis causas do problema do aluno e possibilitará o planejamento de mudanças.

Nesta proposta, o diagnóstico psicopedagógico do aluno é realizado através dos processos descritos a seguir, podendo ser alterada a ordem de aplicação, de acordo com a demanda.



1 - Encaminhamento/entrevista inicial com o professor;

2 - Avaliação do encaminhamento/entrevista inicial com o professor;

3 - Ficha de controle;

4 - Entrevista inicial com o aluno;

5 - Avaliação da entrevista inicial com o aluno;

6 - Entrevista inicial com os pais ou responsável;

7 - Avaliação da entrevista inicial com os pais ou responsável;

8 - Entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.);

9 - História de vida ou anamnese psicopedagógica;

10 - Interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica;

11 - Enquadramento.

Todos estes processos serão descritos detalhadamente nas próximas postagens. Aproveitem!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

UMA FAXINA

Estava precisando fazer uma faxina em mim... Jogar fora alguns pensamentos indesejados, tirar o pó de uns sonhos,  lavar alguns desejos que estavam enferrujando... Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
Joguei fora ilusões, papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei... Joguei fora a raiva e o rancor nas flores murchas guardadas num livro que não li. Peguei meus sorrisos futuros e alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão: paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de uma amiga sem gratidão, lembranças de um dia triste...
Mas lá havia outras coisas... belas!!!
Uma lua cor de prata... os abraços... aquela gargalhada no cinema, o primeiro beijo... o pôr do sol... uma noite de amor.
"Tirei a poeira de alguns sonhos especiais: os primeiros passos dos meus filhos que ainda irão nascer, do meu casamento que ainda irá acontecer..." Encantada e me distraindo, fiquei olhando aquelas lembranças.
Sentei no chão, Joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou.
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima - pois quase não as uso - e também joguei fora!
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que fazer, se as esqueço ou se vão pro lixo.
Revirei aquela gaveta onde se guarda tudo de importante: amor, alegria, sorrisos, fé… Como foi bom!!!
Recolhi com carinho o amor encontrado, dobrei direitinho os desejos, perfumei na esperança, passei um paninho nas minhas metas e deixei-as à mostra.
Coloquei nas gavetas de baixo lembranças da infância; em cima, as de minha juventude, e... pendurado bem à minha frente, coloquei a minha capacidade de amar... "perdoar" e de recomeçar...

MARTHA MEDEIROS