sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTREVISTA INICIAL COM O ALUNO

A entrevista inicial com o aluno é entendida como um instrumento fundamental por esclarecer ao aluno as razões do atendimento e de que forma ele irá ocorrer. Trata-se de um momento importante para estabelecer um bom relacionamento que, consequentemente, irá favorecer um clima de confiança e tranquilidade. É um procedimento realizado fora da sala de aula. A avaliação da entrevista inicial com o aluno permite verificar a atitude dele diante do nosso interesse em estabelecer vinculo e ajudar. Além disso, possibilita um conhecimento mais rico da situação do indivíduo e proporciona uma visão previa das suas necessidades.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA INICIAL
(com o aluno)

1. Já recebeu alguma queixa de alguém? Quais são os problemas?
2. Quando começou o problema? Ou quais fatos associam o problema?
3. Quais foram e quais são as suas atitudes diante desse problema?
4. E o que você sente diante dessa problemática?
5. O que os professores dizem a respeito e o que vocês pensam e sentem?
6. E em casa, como é? (queixa secundária)
7. Fale-me sobre o seu dia desde o levantar até o deitar e dormir.
8. Fale-me sobre a rotina de um final de semana seu?
9. Como é o seu comportamento diante das atividades da escola?
10. Existe algum outro problema?
11. Quais são as qualidades e eficiências que você possui?
12. Conscientizar o aluno sobre a função do psicopedagogo e questionar: O que você espera de mim? (Levantar as fantasias de cura e a transferência de responsabilidades para o agente corretor.)
13. Quero esclarecer que você será diagnosticado(a) dentro de um determinado contexto: família, escola. Por esse motivo você deverá participar ativamente do processo. O que pensa sobre isso? (início do enquadramento.)
14. Acrescento que sem a sua cooperação não será possível realizar um diagnóstico sobre o problema em questão. O que pensa sobre isso?
15. Se houver concordância em prosseguir, vocês será chamado(a) para fornecer esclarecimentos e participar ativamente da fase diagnóstica.
16. O diagnóstico será efetuado da seguinte forma... (fornecer os esclarecimentos nos dias e horários.). O que acha?
17. Buscarei detectar o que é de sua responsabilidade, da família e da escola e, no final do processo, apontarei os resultados.
18. Gostariam de acrescentar algo?

ENTREVISTA INICIAL
(com o aluno)

Data do estudo ____/____/_______   Turma:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_______________
Nome do aluno(a):____________________________________
Idade:________________ Sexo:_________________________
Nome do Pai:________________________________________
Idade:______________ Grau de instrução:________________
Nome da mãe:_______________________________________
Idade:______________ Grau de instrução:________________
Vive com os pais?__________ Quantos irmãos?___________
Responsável:________________________________________

Qual a razão da avaliação (queixa):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Informações coletadas:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

­­_________________________          ___________________________
 Psicopedadogo(a) Institucional                                  Aluno  

Nenhum comentário: