sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENTREVISTA INICIAL COM PAIS OU RESPONSÁVEL

Nesse tipo de diagnóstico, o grau de importância da entrevista com os pais ou responsável pode variar. Há casos em que ela deve ser realizada no início e no final do processo. Em outros casos é feita uma vez, quando não, em conjunto com os professores. Vai depender da natureza do caso. Essa variação ocorre porque geralmente não são os pais que solicitam o atendimento, mas o professor. Por esta razão cabe ao psicopedagogo pedir a colaboração da família para amenizar os conflitos que por vezes eles nem sabem que existe. Portanto, os objetivos das entrevistas podem ser diferentes, dependendo de cada caso. A avaliação das informações obtidas nesta etapa oferece uma grande contribuição para o planejamento dos demais processos, por isso é indispensável.

ROTEIRO PARA ENTREVISTA INICIAL
(com os pais ou responsáveis)

1. Já receberam queixa do filho(a) no que se refere à aprendizagem? Quais são os problemas?
2. Quando começou o problema? Ou quais fatos associam o problema?
3. Quais foram e quais são as atitudes do casal diante desse problema?
4. E o que vocês sentem diante dessa problemática?
5. O que os professores dizem a respeito e o que vocês pensam e sentem?
6. E em casa, como é? (queixa secundária)
7. Fale-me sobre o dia do(a) filho(a) desde o levantar-se até o deitar e dormir.
8. Fale-me sobre a rotina de um final de semana dele?
9. Como é o comportamento do filho(a) ao fazer as lições?
10. E como vocês reagem?
11. Existe algum outro problema?
12. Quais são as qualidades e eficiências de seu filho(a)?
13. E os outros filhos como são?
14. Conscientizar os pais sobre a função do psicopedagogo e questionar: O que vocês esperam de mim? (Levantar as fantasias de cura e a transferência de responsabilidades para o agente corretor.)
15. Quero esclarecer que o seu filho será diagnosticado dentro de um determinado contexto: família, escola. Por esse motivo vocês deverão participar ativamente do processo. O que pensam sobre isso? (início do enquadramento.)
16. Acrescento que sem a cooperação da família não será possível realizar um diagnóstico sobre o problema em questão. O que pensam sobre isso?
17. Se houver concordância em prosseguir, vocês serão chamados para fornecer esclarecimentos e participar ativamente da fase diagnóstica, pois parecem ver que o problema se encontra no filho(a) e não percebem que a família tem contribuído para a instalação dessa dificuldade. (Neste momento, apontam alguns déficits na família e minimiza-se a culpa dizendo que os pais erram, muitas vezes com o intuito de acertar.). Faz-se uma pausa e espera-se o que fluirá dessa colocação.
18. O diagnóstico será efetuado da seguinte forma... (fornecer os esclarecimentos nos dias e horários.). O que acham?
19. Buscarei detectar o que é do aluno(a), da família e da escola e, no final do processo, apontarei os resultados e discutiremos a viabilidade do tratamento, horários e conscientização do filho(a) sobre o problema (entrevista devolutiva).
20. Gostariam de acrescentar algo?
21. Então, na próxima sessão serão coletados dados sobre a história de vida do seu filho(a).

ENTREVISTA INICIAL
(com os pais ou responsáveis)

Data do estudo ____/____/_______
Nome do aluno(a):___________________________________

Série:_____________ Período:_________________________

Responsável:_______________________________________

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  Psicopedadogo(a) Institucional                                 Responsável

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