Esta etapa da investigação pretende atender os problemas de aprendizagem e as particularidades que persistirem, mesmo depois das intervenções anteriores. Apesar de iniciar com um encaminhamento contendo uma prévia descrição da problemática do aluno, realizada pelos professores e fundamentada no diagnóstico realizado anteriormente através das observações, se refere a um contexto mais distante da escola e da sala de aula. Essa distancia ocorre em razão da lacuna que há entre a escola e a família.
Toda família passa por dificuldades e problemas ao longo de sua evolução e, em decorrência destes fatores, grande parte dos sintomas apresentados pelos alunos na atualidade tiveram origem ainda no seio familiar. Muitas famílias conseguem se resolver sozinhas, porém tantas outras necessitam de ajuda para alcançar um equilíbrio. Portanto, a investigação neste contexto é indispensável, pois irá facilitar o entendimento básico das possíveis causas do problema do aluno e possibilitará o planejamento de mudanças.
Nesta proposta, o diagnóstico psicopedagógico do aluno é realizado através dos processos descritos a seguir, podendo ser alterada a ordem de aplicação, de acordo com a demanda.
1 - Encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
2 - Avaliação do encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
3 - Ficha de controle;
4 - Entrevista inicial com o aluno;
5 - Avaliação da entrevista inicial com o aluno;
6 - Entrevista inicial com os pais ou responsável;
7 - Avaliação da entrevista inicial com os pais ou responsável;
8 - Entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.);
9 - História de vida ou anamnese psicopedagógica;
10 - Interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica;
11 - Enquadramento.
Todos estes processos serão descritos detalhadamente nas próximas postagens. Aproveitem!
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