sexta-feira, 5 de agosto de 2011

ENCAMINHAMENTO/ENTREVISTA INICIAL COM O PROFESSOR

A informação do professor possui um valor incomparável, portanto é extremamente necessário o preenchimento da folha de encaminhamento que constitui no primeiro passo do processo diagnóstico, por ser um instrumento que solicita do professor um esforço em observar e fazer uma reflexão prévia sobre o aluno que motivou a queixa. De acordo com Bassedas e col. (1996), “a folha de encaminhamento é o instrumento para concretizar e centralizar o problema por parte do professor [...]”. Em seguida é realizada a entrevista com o professor visando obter o máximo de informações sobre o aluno, ou seja, a ampliação dos dados registrados na ficha de encaminhamento. Outra etapa fundamental é a avaliação destas informações, considerando a necessidade de delinear a problemática particular do aluno.

ENCAMINHAMENTO

Data de hoje ____/____/_______    Turma:­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­_________________
Nome do aluno(a):____________________________________
Idade:_______________ Sexo:__________________________
Nome do professor (a):________________________________

Desde que série frequenta esta escola?__________________

Repetiu algum ano?__________  Qual?___________________
Nome do Professor(a):_________________________________
O que mais o preocupa neste aluno(a) neste momento?
a)    Aspectos de relacionamento:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)   Aspectos de compreensão geral e raciocínio:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)    Área de aprendizagem específica:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações (se houver alguma): ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hipóteses (sobre a problemática do aluno(a)): ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


­­________________________               ________________________
Psicopedadogo(a) Institucional                                Professor(a)  


AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA INICIAL
(com o professor)


Detectar
Sintomas
Possíveis causas



No sujeito
(queixa do professore)








Na família








Na escola







Compromisso do professor(a) com a problemática do aluno(a):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações (se houver alguma):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Hipóteses (sobre a problemática do aluno(a)):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                                                                  

                                                                __________________________
                                                                Psicopedadogo(a) Institucional

Nenhum comentário: