A informação do professor possui um valor incomparável, portanto é extremamente necessário o preenchimento da folha de encaminhamento que constitui no primeiro passo do processo diagnóstico, por ser um instrumento que solicita do professor um esforço em observar e fazer uma reflexão prévia sobre o aluno que motivou a queixa. De acordo com Bassedas e col. (1996), “a folha de encaminhamento é o instrumento para concretizar e centralizar o problema por parte do professor [...]”. Em seguida é realizada a entrevista com o professor visando obter o máximo de informações sobre o aluno, ou seja, a ampliação dos dados registrados na ficha de encaminhamento. Outra etapa fundamental é a avaliação destas informações, considerando a necessidade de delinear a problemática particular do aluno.
ENCAMINHAMENTO
Data de hoje ____/____/_______ Turma:_________________
Nome do aluno(a):____________________________________
Idade:_______________ Sexo:__________________________
Nome do professor (a):________________________________
Desde que série frequenta esta escola?__________________
Repetiu algum ano?__________ Qual?___________________
Desde que série frequenta esta escola?__________________
Repetiu algum ano?__________ Qual?___________________
Nome do Professor(a):_________________________________
O que mais o preocupa neste aluno(a) neste momento?
a) Aspectos de relacionamento:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Aspectos de compreensão geral e raciocínio:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Área de aprendizagem específica:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações (se houver alguma): ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hipóteses (sobre a problemática do aluno(a)): ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________ ________________________
Psicopedadogo(a) Institucional Professor(a)
AVALIAÇÃO DA ENTREVISTA INICIAL
(com o professor)
Detectar | Sintomas | Possíveis causas |
No sujeito (queixa do professore) | ||
Na família | ||
Na escola |
Compromisso do professor(a) com a problemática do aluno(a):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações (se houver alguma):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Hipóteses (sobre a problemática do aluno(a)):
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
__________________________
Psicopedadogo(a) Institucional
Nenhum comentário:
Postar um comentário