sexta-feira, 3 de junho de 2011

DIAGNÓSTICO PSICOEDUCACIONAL

Bassedas e col. (1996) entendem o diagnóstico psicoeducacional como um processo na qual é analisada a situação do aluno dentro de um contexto escolar e de sala de aula, com a finalidade de proporcionar aos professores orientações e instrumentos que permitam modificar o conflito manifestado. Consiste na avaliação do potencial de aprendizagem do aluno e, de acordo com Porto (2009), “tem como principal objetivo, levar aos mais válidos métodos pedagógicos e reabilitativos, subentendendo uma estreita e intrínseca relação entre o diagnóstico e a intervenção”.

Aqui, a sugestão é que este diagnóstico seja composto pelos seguintes procedimentos:

1 - Observação da atividade geral do grupo-aula;
2 - Observação da atividade do aluno em sala de aula;
3 - Observação do aluno no recreio;
4 - Avaliação das observações;
5 - Revisão dos trabalhos de aula;
6 - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (E.O.C.A.);
7 - Avaliação da Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.

Vale ressaltar que esta é apenas uma sugestão que permite a cada profissional incluir novos instrumentos investigativos, desde que eles agreguem valor ao diagnóstico.  Possivelmente, através dos procedimentos descritos, será possível minimizar as problemáticas apresentadas no contexto educativo, seja de problemas decorrentes de relacionamentos mal resolvidos entre toda a comunidade escolar, bem como referentes à execução do planejamento e utilização inadequada da estrutura física, proporcionando um ambiente saudável e equilibrado.


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