Para Bassedas e col. (1996), a finalidade última da observação da situação escolar do aluno, é ajuda-lo por intermédio do professor. A decisão referente ao tipo de observação que deve ser realizada, parte unicamente da demanda.
Como sugestão, seguem dois tipos de observação que poderão dar início ao trabalho. Convém salientar que, decorrentes destas primeiras observações , outras podem se estabelecem.
OBSERVAÇÃO DA ATIVIDADE GERAL DO GRUPO-AULA
DATA DO ESTUDO:___/___/___ TURMA:____________
PROFESSOR:___________________________________
1 - Processo da atividade
Início
· Vínculo com atividades anteriores:
( ) existe ( ) não existe
( ) existe ( ) não existe
· Orientação da tarefa:
( ) presença de ordem
( ) ausência de ordem
( ) geral
( ) por partes
( ) individual
( ) coletiva
( ) pequenos grupos
( ) confere-se o nível de compreensão
( ) não se confere o nível de compreensão
( ) coerência interna da orientação
( ) contradições
Desenvolvimento
· Organização do grupo-aula:
( ) existe ( ) não existe
( ) existe ( ) não existe
· Atividade:
( ) conjunta
( ) pequenos grupos
( ) individual
( ) diferenciada
( ) existência
( ) não existência de outras atividades: pequenos grupos/individuais
( ) centrada no professor
( ) aluno: autonomia e iniciativa
· Tipo de atividade:
( ) receptiva ( ) executiva ( ) reprodutiva
( ) receptiva ( ) executiva ( ) reprodutiva
· Atitude geral do grupo-aula:
( ) existe ( ) não existe
( ) existe ( ) não existe
· Interesse centralizado na tarefa:
( ) concentração
( ) dispersão
( ) oscilações
( ) estabilidade na manutenção da atenção
( ) participa na tarefa
( ) não participa na tarefa
· Realização das atividades:
( ) segue as orientações
( ) não segue a orientação
( ) dificuldades
( ) erros gerais: nível médio de execução
( ) ritmo médio de execução
( ) hábitos na apresentação
( ) capricho
Final
( ) existência
( ) não existência de uma reflexão sobre a tarefa realizada
( ) avaliação individual
( ) avaliação coletiva
( ) não avaliação
2 – Intervenções do educador
( ) não intervenção
( ) intervenção de disciplina
( ) intervenção de organização e direção
( ) intervenção de avaliação de tarefa
( ) intervenção de proposta (ajuda que faz o aluno pensar)
( ) intervenção de reflexo (repetir o que foi dito pelo aluno)
( ) intervenção externa à tarefa
( ) valorização de distância
( ) valorização de superproteção
· Iniciativa de interação: ( ) professor ( ) alunos
________________________________
Psicopedadogo(a) Institucional
OBSERVAÇÃO DA ATIVIDADE DO ALUNO(A)
DATA DO ESTUDO:___/___/___ TURMA:_____________
ALUNO:________________________________________
1 – Interação com o professor
· Iniciativa da interação: ( ) aluno ( ) professor
· Frequência da interação: ( ) muito ( ) pouco
· Tipo de interação do professor:
( ) não-intervenção
( ) disciplina
( ) organização
( ) avaliação
( ) proposta
( ) reflexo
( ) explicação
( ) externa à tarefa
· Tipo de intervenção do aluno:
( ) dependência
( ) autonomia
( ) distância
( ) superproteção
( ) externa à tarefa
( ) interna à tarefa
( ) solicita ajuda
( ) solicita controle da tarefa
( ) solicita controle externo à tarefa
· Situação e posição do aluno em relação ao professor:
____________________________________________
2 – Interação com os colegas
· Iniciativa da interação: ( ) do aluno ( ) dos colegas
· Frequência:
( ) pouca ( ) nula ( ) muita
( ) pouca ( ) nula ( ) muita
· Interação:
( ) pequeno grupo de alunos ( ) maioria do grupo de alunos
( ) pequeno grupo de alunos ( ) maioria do grupo de alunos
· Tipo de interação:
( ) dependência
( ) autonomia
( ) distância afetiva
( ) interação externa às tarefas
( ) interação interna às tarefas
( ) solicita ajuda
( ) oferece ajuda
( ) participação em conflitos
( ) agressividade
· Percepção do grupo em relação ao aluno:
( ) rejeição ( ) gozação ( ) aceitação
3 – Atitude diante das atividades
( ) interesse
( ) dispersão
( ) concentração
( ) oscilações
( ) estabilidade
( ) participação
( ) tensão
( ) relaxamento
4 – Realização das atividades
( ) segue a orientação ( ) não segue a orientação
· Ritmo de execução em relação ao grupo:
( ) lento ( ) rápido ( ) igual
( ) lento ( ) rápido ( ) igual
· Nível médio de execução:
( ) dificuldades e erros generalizados ( ) copia dos outros
( ) dificuldades e erros generalizados ( ) copia dos outros
· Hábitos de trabalho: ( ) capricho ( ) apresentação
· Finalização da tarefa:
( ) sim ( ) não ( ) com ajuda
( ) sim ( ) não ( ) com ajuda
5 – Interação com o observador
( ) existência da interação ( ) não existência da interação
· Frequência: ( ) sim ( ) não
· Características da interação:
( ) direta
( ) indireta
( ) centralizada no trabalho
( ) não-centralizada no trabalho
· Capacidade de ver os erros com ajuda:
( ) existe ( ) não existe
( ) existe ( ) não existe
Observações:_________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
________________________________
Psicopedadogo(a) Institucional
AVALIAÇAO DAS OBSERVAÇÕES
Contexto das observações:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação geral da tarefa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atitude do aluno durante a tarefa:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Realização do trabalho:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relação aluno/professor:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Relacionamento com os colegas:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Interação com o observador:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Comentários do professor e com o professor:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliação global da observação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Conclusões da observação:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orientações:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________
Psicopedadogo(a) Institucional
A revisão dos trabalhos de aula é, também, um instrumento que contribui muito no sentido de completar as observações realizadas, pois trata-se de um processo que permite a análise das realizações do aluno e dos professores, bem como os erros que ocorrem com maior frequência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário