A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (E.O.C.A.) é um instrumento que possibilita um contato direto com o aluno e, por esta razão, permite a sondagem da problemática de aprendizagem e nos permite delinear a nossa prática. Trata-se de uma técnica simples, porém muito rica no que se refere à sondagem.
ORIENTAÇÃO PARA ENTREVISTA OPERATIVA
CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
A consigna é: “Gostaria que você me mostrasse o que sabe fazer, o que lhe ensinaram e o que você aprendeu.”
Pode-se continuar dizendo: “Este material é para que você o use, se precisar, para me mostrar o que lhe falei e o que queria saber de você.”
Obs.: Haverá diferenciação de materiais dependendo da faixa etária e o período escolar de cada aluno(a) em que se aplica a entrevista.
Os materiais geralmente apresentados, sobre uma mesa, para a idade escolar são:
- folhas lisas de papel ofício e folhas pautadas;
- lápis novo sem ponta e apontador;
- caneta esferográfica e canetas hidrográficas;
- borracha e tesoura;
- papéis coloridos (10 x 10cm);
- régua;
- revistas e livros;
- cola, grampeador e materiais que queira acrescentar pela experiência profissional.
Aspectos a observar: temática, dinâmica e o produto.
- Primeiro aspecto – centra-se em tudo o que o aluno(a) diz.
- Segundo aspecto – consiste na análise de tudo o que o aluno(a) faz: postura corporal, gestos, maneira de pegar materiais, expressões faciais, olhares, etc.
- terceiro aspecto – trata-se do que o aluno(a) realizou, o que deixa impresso no papel ou na sua construção, por exemplo.
ENTREVISTA OPERATIVA CENTRADA NA APRENDIZAGEM (E.O.C.A.)
Nome:________________________ Turma:______________
Alguma repetência? ( ) sim ( ) não _________________
Gostaria que você mostrasse o que sabe fazer, o que te ensinaram e o que você aprendeu...
Use este material, se precisar, para mostrar-me o que você sabe a respeito do que sabe fazer, do que lhe ensinaram e do que aprendeu. Desenhe, escreva, faça alguma coisa que lhe vier a cabeça.
Disciplina favorita:
___________________________________________________
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
___________________________________________________
Desde quando?
___________________________________________________
___________________________________________________
Disciplina que não gosta:
___________________________________________________
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
___________________________________________________
Desde quando?
___________________________________________________
___________________________________________________
O que deseja fazer quando crescer?
___________________________________________________
___________________________________________________
Por quê?
___________________________________________________
___________________________________________________
Como foi sua entrada na escola atual?
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Você sabe por que está aqui comigo hoje? ( ) sim ( ) não
O que achou da ideia?
___________________________________________________
___________________________________________________
Você quer estar aqui ou está por obrigação?
___________________________________________________
___________________________________________________
Se pudesse e tivesse que fazer algo para um aluno que se parecesse com você em sala de aula, o que aconselharia, a fazerem?
Aos pais:
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Aos professores:
Aos professores:
___________________________________________________
___________________________________________________
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO:
Em relação à temática:
( ) Fala muito durante todo o tempo da sessão
( ) Fala pouco durante todo o tempo da sessão
( ) Verbaliza bem as palavras
( ) Expressa com facilidade
( ) Apresenta dificuldades para se expressar verbalmente
( ) Fala de suas ideias, vontades e desejos
( ) Mostra-se retraído para se expor
( ) Sua fala tem lógica e sequência de fatos
( ) Parece viver num mundo de fantasias
( ) Tem consciência do que é real e do que é imaginário
( ) Conversa sem constrangimento
Observação:__________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
Em relação à dinâmica:
( ) O tom de voz é baixo
( ) O tom de voz é alto
( ) Sabe usar o tom de voz adequadamente
( ) Gesticula muito para falar
( ) Não consegue ficar sentado
( ) Tem atenção e concentração
( ) Anda o tempo todo
( ) Muda de lugar e troca de materiais constantemente
( ) Pensa antes de criar ou montar algo
( ) Apresenta baixa tolerância à frustração
( ) Diante de dificuldades, desiste fácil
( ) Tem persistência e paciência
( ) Realiza as atividades com capricho
( ) Mostra-se desorganizado e descuidado
( ) Possui hábitos de higiene e zelo com os materiais
( ) Sabe usar os materiais disponíveis, conhece a utilidade de cada um
( ) Ao pegar os materiais, devolve no lugar depois de usá-los
( ) Não guarda o material que usou
( ) Apresenta iniciativa
( ) Ocupa todo o espaço disponível
( ) Possui boa postura corporal
( ) Deixa cair objetos que pega
( ) Faz brincadeira simbólicas
( ) Expressa sentimentos nas brincadeiras
( ) Leitura adequada à escolaridade
( ) Interpretação de texto adequada à escolaridade
( ) Faz cálculos
( ) Escrita adequada à escolaridade
Observação: _________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Em relação ao produto:
( ) Desenha e depois escreve
( ) Escreve primeiro e depois desenha
( ) Apresenta os seus desenhos com forma e compreensão
( ) Não consegue contar ou falar sobre os seus desenhos ou escrita
( ) Se nega a descrever sua produção
( ) Sente prazer ao terminar sua atividade e mostrar
( ) demonstra insatisfação sobre os seus feitos
( ) Sente-se capaz para executar o que foi proposto
( ) Sente-se incapaz para executar o que foi proposto
( ) Os desenhos estão no nível da idade do aluno
( ) Prefere matérias que lhe possibilite construir, montar e criar
( ) Fica preso no papel e lápis
( ) Executa a atividade com tranquilidade
( ) Demonstra agressividade de alguma forma em seus desenhos e suas criações
( ) Demonstra agressividade de alguma forma no comportamento
( ) É criativo(a)
Observação: _________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
Conclusão: __________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
___________________________________________________
________________________________
Psicopedadogo(a) Institucional
AVALIAÇAO – E.O.C.A.
Aspectos | Ação do sujeito | Possíveis causas |
Temática | ||
Dinâmica | ||
Produto | ||
Obstáculos que emergem na relação com o conhecimento | ||
Hipóteses | ||
Delineamento da investigação: |
________________________________
Psicopedadogo(a) Institucional
10 comentários:
Olá amiga. Faz um tempinho, mas tenho lhe seguido sempre. Apesar de não ser Psicopedagoga tenho me interessado muito em ler na área e acho que quando mais leio, mais curiosidade tenho. Continue postando.
Beijos, Aline Christiane.
Oi Aline, que legal saber disso! É, a área de Psicopedagogia é muito interessante mesmo. Mas confesso que estou com dificuldades para efetivar o trabalho. Os profissionais resistem bastante. Mas acredito que seja uma questão de tempo. Trata-se de um campo novo de atuação, principalmente aqui em Rondônia. Não está sendo fácil ser fruto do primeiro concurso, mas, se tem uma coisa que eu aprendi nos ultimos anos, foi ter paciência (risos). Beijos e obrigada pela visita.
OI LOANY TUDO BOM?
ENCONTREI HOJE O SEU BLOG E ADOREI. ESTOU COMEÇANDO O ESTÁGIO DE PSCIOPEDAGOGIA CLÍNICA E PEGUEI UMAS DICAS SUAS.
OBRIGADA, BJOS!
Bom dia...
Oi sou a Michele Karina e gostei muito do seu blog, estou iniciando meu estagio na area, e suas dicas foram muito importantes para o desenvolvimento do meus formularios. Grata!
Meninas, fiquem a vontade na utilização dos materiais, pois desejo partilhar mesmo. Fico muito feliz quando sei que contribui de alguma forma para o desenvolvimento deste trabalho tão gratificante. Espero em breve poder postar mais alternativas que lhes possam ser úteis. Que Deus nos abençoe em nossa caminhada. De fato, são inúmeros os desafios, mas acreditem, as possibilidades de atuação e as descobertas serão sempre a motivação necessária ao desenvolvimento de um trabalho de qualidade. Um abraço.
Amei o seu blog.Estou fazendo psicopedagogia.Continue postando,rsrsr.
Olá Loany, fiquei muito feliz em encontrar o seu blogger e sabe do teu trabalho, estava precisando desses modelos de entrevista, muito obrigada pela ajuda, estou iniciando meus trabalhos voluntários em uma pequena escola aqui no Ceará, onde possui tantas crianças agressivas e com problemas de aprendizagem, gostaria muito de trocar algumas idéias com você.
Abraço
Cláudia
Olá. Obrigada pela sua contribuição ao expor suas idéias. Estou começando a atuar como psicopedagoga clínica e tem sido um desafio e tanto! Com a sua ajuda está ficando mais facil. bjs
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos de forma tão generosa. Deus nos abençoe nessa caminhada.
Olá. Amei sua página e têm muitas informações que necessito. Sou Psicopedagoga e pretendo iniciar meus trabalhos, mas às vezes me sinto insegura. Mas estou em busca de mais conhecimento pra estar super preparada. Parabéns
Postar um comentário